quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

STRESS

Fobias e Stress Pós Traumático

Fobias:

As fobias e o stress pós traumático por vezes aparecem juntos e impedem a pessoa de ser ela mesma ou de ser uma pessoa normal.

Nem sempre andam juntos mas quando andam, os problemas de que a pessoa sofre agravam-se.

As fobias são medos irracionais que impedem a pessoa de ser ou de se comportar de uma maneira lógica e racional podendo também causar reacções físicas.

As fobias tem a sua origem em medos que residem no nosso inconsciente e que em determinadas alturas entram em funcionamento bloqueando-nos por completo ou levando a reacções que saem fora de controle.

Normalmente não há uma causa visível ou uma explicação para tais medos. Ou seja na vida da pessoa não aconteceu nada que ela se lembre que possa estar na origem da situação.

Outras vezes ela pode se lembrar de algo como sendo a causa da sua fobia mas mesmo assim ela não a consegue ultrapassar o que leva a supor que existe algo mais de que a pessoa não se lembra ou de que não basta apenas lembrar o acontecimento.

Aparentemente podem não existir razões para tais comportamentos e atitudes, mas se eles existem é porque existe uma razão para tal, ou seja há uma causa.

Enquanto essa causa não for descoberta e “eliminada” a situação vai permanecer.

Muitas das fobias advêm da infância ou de acontecimentos traumáticos pelos quais a pessoa passou; passando a pessoa a ter sempre um medo inconsciente de voltar a passar pelo mesmo.

No entanto existem fobias que poderão advir da vida intra uterina ou eventualmente de uma vida passada.

Pânico:

Por vezes podem existir pânicos que levam a pessoa a ser incapaz de se controlar ou incapaz de fazer a sua vida.

Os pânicos podem ter outras causas e outras origens que não as que já falei pelo que há que determinar quais elas são e corrigi-las.

Hoje com a informação que existe, muito trabalho pode ser feito para eliminar as causas do pânico e levar a pessoa a ter uma vida normal.

Stress Pós Traumático:

É bem conhecido a situação do stress pós traumático quer no caso dos veteranos de guerra quer no caso de violações ou de outros acontecimentos marcantes.

A pessoa que tenha passado por uma situação destas, muitas das vezes não se lembra o acontecimento ou quando se lembra não se consegue livrar dele continuando lá a criar-lhe problemas e sofrimento.

O facto da pessoa não conseguir lidar com o acontecimento que a marcou, cria nela um stress demasiado grande o que a leva a comportamentos e atitudes inadequados e que muitas das vezes a incapacitam para fazer ou ter uma vida normal.

Com frequência estas pessoas tornam-se incapazes de terem uma vida normal e incapazes de funcionarem em sociedade.

Com os conhecimentos que hoje existem, não existe razão para que estas pessoas continuem a sofrer e a serem um peso para a família e para a sociedade.

Muito pode ser feito por estas pessoas para que elas voltem a ter uma vida normal.